Grupo de ceramistas apresenta criações no Jardim do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul

.

2010 Bienal B: "Bando de Barro no Arquivo":
Trabalho coletivo do grupo de ceramistas que será apresentado no Jardim do APERS durante a Bienal B.

Abertura: 21 de outubro de 2010 às 19:30



2009 "Guardar - Bando de Barro no Arquivo": Mostra de cerca de 50 artistas ceramistas do grupo Bando de Barro exibida em outubro de 2009, nos jardins do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul. Obras de arte que mostram criações feitas a partir do barro e que comprovam a contemporaneidade da criação em cerâmica. teve como tema norteador as palavras chave: guardar, guardião e os possíveis desdobramentos que delas pudessem surgir, remetendo à função própria do local da exposição, o Arquivo Público. Na noite de abertura, além da exposição das obras, Lara Soza realizou uma performance , acompanhada pelo músico Nanã Paru. Os músicos Gilson Geiger (Teclado), Fernando Fleck (Violão) e Rosana Marques (Voz e violão) também fizeram uma apresentação.


"Guardar - Bando de Barro no Arquivo"
Exposição aberta em 22 de outubro de 2009 às 19:30
Visitação: de 23 de outubro à 30 de novembro de 2009
Local: Rua Riachuelo, 1031, Porto Alegre/RS


02 abril, 2009

Uma Performance-Instalação no Arquivo


Grupo Ío
apresenta:


O ADMINISTRADOR -

O ESTRANHO EQUÍVOCO DE A. HILZENDEGER FELTES - FASE II

“Onde acontecem nossos sonhos”? De que matéria eles são feitos?

Em uma rara ocasião, pessoas despertas são convidadas a conhecer a estrutura onde os sonhos são erguidos, seus bastidores, seus cenários e personagens, guiadas pelo Administrador do Zede Etes. Em duas noites, são explicadas claramente as falsas regras de um jogo, através de instruções precisas e algumas mentiras. Personagens estranhos, vídeo-projeções, ambientes e transmissões de FM edificam um universo que cerca aqueles que sonham, onde pessoas são lugares, objetos ou animais, realidades se decompõem, histórias sem sentido revelam segredos e portas levam a lugares esquecidos ou apagados. Mas um homem faz com que tudo isso seja perdido ao acordar. Ele é o Administrador.”

O Administrador é uma performance-instalação in situ, que constitui a segunda fase do projeto de convergência O Estranho Equívoco de A. Hilzendeger Feltes, criado pelos artistas Munir Klamt e Laura Cattani, caracterizado pela utilização de diversos veículos e mídias distintos para construir uma narrativa não-linear, permitindo a interferência do público no seu desenvolvimento. Em uma apresentação que envolve oito protagonistas, vídeo projeções, ambientes, transmissões de FM, entre outros elementos, é criado um deslocamento da realidade através da relação entre corpos, matéria volátil, mídias e tempo.

Esta experiência multimídia é uma incursão à arquitetura dos sonhos, através da qual o Administrador mostra seu rigoroso ofício: edificar um universo que cerca as pessoas enquanto elas sonham. O público é convidado a acompanhar os bastidores da estrutura em que os sonhos são criados, seus cenários e personagens. Dentro da realidade que é então instaurada, os participantes se deparam com cenas cuja estranheza os leva, por ambientes e situações, próximo a um estado onírico, e os convida a construir uma narrativa própria, podendo interagir e ter leituras e interpretações diferentes e individuais, como em um jogo ou em uma lembrança de um sonho.

O ADMINISTRADOR - O ESTRANHO EQUÍVOCO DE A. HILZENDEGER FELTES - FASE II
Uma performance de Convergência do Grupo Ío, com Márcio Silveira dos Santos, Munir Klamt, Samir Jaime, Laura e Iandra Cattani, Italo Cellamare, Paula e Luiza Santos
Dias 04 e 05 de abril (sábado e domingo) às 19h30
Local: Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul. Rua Riachuelo, 1031 – Centro

Entrada Franca – senhas no local à partir das 19h

Atenção:
É importante portar um aparelho que capte ondas de FM:
(rádio, mp3 player, ipod, walkman, celular, etc.). .
Não é recomendado usar saias ou saltos.
Em caso de chuva forte o evento será cancelado.
É proibido alimentar os pesadelos.
http://grupo-io.blogspot.com/www.grupo-io.com
Informações: mhtml:%7BEBB3CBA9-E2A2-4475-BDE8-1BCE18E85D8B%7Dmid://00000146/!x-usc:mailto:zede.etes@gmail.com

Financiamento: FUMPROARTE
Apoio: APERS

Nenhum comentário:

Postar um comentário